quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O mundo reverencia Ronaldo - Parte 1

Não é a toa que o mundo todo parou para assistir ao pronunciamento de Ronaldo, que foi sem dúvida nenhuma foi o nome mais marcante do futebol desde a década de 90 do século passado até a primeira década deste século.
Ao contrário do que acontece com os pronunciamentos oficiais da presidência da República, o povo parou o que estava fazendo onde pode e sentou para assistir e se emocionar junto com o craque.
Veja abaixo algumas declarações de Jogadores, amigos, políticos e rivais:

Corinthians (Comunicado Oficial)
A Diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, seus conselheiros e sua torcida agradecem a Ronaldo Luís Nazário de Lima pelos serviços prestados à nossa imensa Nação. Foi uma honra poder contar com um dos maiores nomes do futebol mundial no elenco corinthiano, defendendo o clube com garra e raça durante os 69 jogos nos quais vestiu a camisa alvinegra.

Agradecemos também por cada um dos 35 gols marcados, pelo papel fundamental desempenhado pelo jogador nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil no ano de 2009 e por Ronaldo ter escolhido o Corinthians para encerrar sua brilhante carreira. O jogador demonstrou ser um verdadeiro Fenômeno, tanto dentro quanto fora de campo, ao superar barreiras que tantas vezes lhe foram impostas, tornando-se assim um ídolo para corinthianos e brasileiros. Muito obrigado, Ronaldo.

Chicão (Corinthians)
"Devemos seguir em frente, mas é claro que o Ronaldo fará muita falta. Não dá nem para acreditar que ele parou. Vai demorar um pouco para a nossa ficha cair".
"Nunca vou esquecer o gol que ele fez contra o Palmeiras, aos 45 minutos, em seu segundo jogo pelo clube".

Alessandro (Corinthians)
"Lembro que, quando a gente se apresentou em Itu, todos tinham receio de se aproximar dele. Mas o Ronaldo deu muita liberdade para todo mundo. Além disso, foi decisivo para a gente, com dois golaços contra o Santos, na final do Paulista de 2009".

Dilma Rousseff (Presidenta da República Federativa do Brasil)
"Neste momento de despedida, quero enviar minha saudação ao jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, um brasileiro que se tornou Fenômeno. Um dos jogadores mais talentosos da história do futebol, Ronaldo conquistou dois Mundiais com a Seleção Brasileira e é, até hoje, o maior artilheiro de Copas do Mundo. Em plena atividade, o jogador, que foi um exemplo de superação, já tinha se tornado uma verdadeira lenda. Todos nós, brasileiros, seremos eternamente gratos pelas alegrias que ele nos proporcionou e pelo que fez em prol do prestígio do Brasil no mundo dos esportes" .

Suplicy (Senador da República)
 "Expresso aqui meus cumprimentos a Ronaldo. E requeiro a aprovação desse voto de louvor e congratulação. Quero agradecer, em nome do povo brasileiro, as alegrias extraordinárias que nos proporcionou este grande atleta",

Rivaldo (Companheiro de seleção)
 "Não precisava de entrosamento para jogar com o Ronaldo. Ele sabia como eu jogava, e eu conhecia onde ele gostava de receber a bola. Era muito fácil jogar com ele, porque sabia se posicionar muito bem dentro e fora da área. Quando eu pegava na bola, ele já tinha certeza do que eu ia fazer".
"É triste, porque considero muito o Ronaldo, foi um privilégio ter jogado com ele. Trata-se de uma grande perda do futebol brasileiro e mundial. Mas assim é a vida. Hoje, foi a despedida dele. Daqui a pouco, será a minha. Chegou o momento dele e vou torcer agora para que possa ter uma vida mais tranquila, se cuidando e ficando com a família e amigos",

Kaká (Companheiro de Seleção)
"Todos que amam o futebol, que amam o Ronaldo lamentam o fim da carreira dele. Ele vai continuar como fenômeno, vai ficar na história, vai ficar tudo o que ele fez. É um privilégio ter jogado ao lado de um dos maiores jogadores da história, uma alegria, uma honra. Eu vou mostrar a foto dele para os meus filhos e dizer: papai jogou com este aqui".

Ronaldinho Gaucho (Companheiro de Seleção)
"Passou um filme pela minha cabeça. Passamos por grandes momentos juntos e tivemos uma conquista inesquecível em 2002".
"São duas sensações: uma de felicidade, por ter vivido grandes momentos ao lado dele, e outra de tristeza, por saber que ele parou"

Daniele Hypolito (Ginasta)
"Vou contar porque Ronaldo é especial na minha carreira. Em 2001, quando nosso 'Mengão' estava numa crise muito grande, não teria como ir para o Mundial de Ghent (Bélgica) e não sabia como iria fazer pra conseguir".
"Então me falaram 'você já tentou falar com o Fenômeno'? Pensei e ele me atendeu com muito carinho, me ajudou sem perguntar o porque e nem para que".
"Para minha surpresa e para a história da ginástica, retornei do Mundial de Ghent com a primeira medalha da história da ginástica brasileira".

Felipe Massa (Formula 1 – Ferrari)
"Nunca vou me esquecer da Copa de 2002 e o que ele fez para o Brasil. É um cara muito bacana. O que ele fazia dentro de campo era realmente impressionante para quem entende muito de futebol e para quem não entende nada de bola",
"Parabéns, Ronaldo, pelo que você fez para todos nós. O que você inventou com a bola na sua carreira foi maravilhoso. Estou por um lado triste, porque a gente não vai mais acompanhar você jogando futebol e marcando gols, mas pelo outro lado estou feliz por ver o que você fez na sua carreira".

Cielo (Nadador)
"É triste, muito triste".
"Como atleta, ele disse umas coisas que me emocionaram. É difícil de explicar, a sensação é de que alguém da família morreu. É emocionante".

Cicinho (Clube impronunciável)
"Eu acho que a ausência dele dos gramados ajuda os times que não vão mais precisar enfrentá-lo".
"Estou triste com a aposentadoria do Ronaldo. Para mim, ele é o melhor centroavante que existiu, eu não vi, por exemplo, o Pelé jogar. O Ronaldo sempre foi um jogador diferenciado".

Neymar (Seleção Sub-20)
"É, sem dúvida alguma, um dia muito triste para o futebol".
"Quem não gosta do Ronaldo deve estar mentindo. Ele é um espelho para mim e para muita gente, por tudo o que ele passou na carreira dele. O Ronaldo conquistou muita coisa e espero alcançar, quem sabe, o mesmo sucesso que ele teve. Foi uma carreira brilhante".

Masssimo Moratti (Presidente da Inter de Milão)
 "Sem dúvida alguma, o melhor atacante da história".
"Com todo o afeto, com muita estima e com o prazer de alguém que pôde vê-lo jogar, tenho que dizer que para mim foi um grande privilégio".
"Espero que ele possa se divertir pelo resto de sua vida tanto quanto se divertiu jogando futebol".

Emilio Butregueño (diretor de Relações Institucionais do Real Madrid)
“Melhor atacante já visto em campo”.
“Para mim, ele foi o melhor por seus recursos e sua capacidade de decidir uma partida. Era um jogador capaz de marcar um gol, não importava de onde recebia a bola”.
“Era uma ameaça constante, com muitos recursos, apesar de, surpreendentemente, não ser um grande cabeceador. Foi um artilheiro notável".

Milan (em comunicado oficial)
"Formidável embaixador do futebol e do esporte, Ronaldo permanecerá para sempre na história "rossonera" por sua contribuição na temporada 2006-2007, que terminou com o título da Liga dos Campeões em Atenas”.

Um comentário: